terça-feira, 1 de abril de 2014
Apresentação dos Integrantes do Blog
Nome dos integrantes
Kévin B. Moroni
Bernardo CamiNNe
Bernardo Peroza - Apelido Bezinho
sexta-feira, 14 de março de 2014
Hefesto
Como Atena, que foi gerada sozinha por Zeus, Hefestos foi gerado sozinha por Hera, que sentia-se despeitada pela proeza de Zeus. Depois de dar a luz a ele, a deusa o entregou a um habitante da ilha de Naxo, para que ele ensinasse o menino a trabalhar com os metais, de modo que Hefestos se tornou o deus dos metais, do fogo e da metalurgia.Hefesto era coxo e há duas versões do mito a explicar essa sua deficiência. Segunda uma delas, durante um desentendimento entre Zeus e Hera por causa de Héracles, Hefestos apoiou Hera. Zeus, irritado, agarrou-o pelo pé e o lançou do alto do Olimpo, numa queda que se estendeu por um dia inteiro.
A noite, Hefesto caiu quase morto na ilha de Lemno. Um dos moradores da ilha cuidou dele, mas não conseguiu lhe recuperar a perna ferida. De acordo com outra versão, Hefesto já nasceu coxa e Hera, envergonhada, lançou-o do alto do Olimpo para os outros deuses não vê-lo.
Por determinação de Zeus, Hefesto se casou com a bela Afrodite, mas a deusa do amor não demorou a traí-lo, tornando-se amante de Ares. Numa noite em que os dois se excederam no entusiasmo e permaneceram juntos até que Hélios (o Sol) brilhasse nos céus, este os avistou e denunciou para Hefesto.
A noite, Hefesto caiu quase morto na ilha de Lemno. Um dos moradores da ilha cuidou dele, mas não conseguiu lhe recuperar a perna ferida. De acordo com outra versão, Hefesto já nasceu coxa e Hera, envergonhada, lançou-o do alto do Olimpo para os outros deuses não vê-lo.
Para vingar-se de sua mãe, Hefestos inventou e confeccionou um trono cheio de grilhões que prenderiam quando alguém nele se sentasse. Hera adorou o presente e sentou-se imediatamente nele, ficando presa. Os demais deuses despacharam Diôniso à procura de Hefesto para soltá-la e foi necessário que ele o embriagasse para convencê-lo a ir ao Olimpo.
Os vulcões eram as oficinas onde Hefesto trabalhava, auxiliado pelos Cíclopes. As armas e o célebre escudo de Atena foram fabricados por Hefesto, a pedido de Têmis. O deus também era um joalheiro e confecionou o colar de Harmonia.
Por determinação de Zeus, Hefesto se casou com a bela Afrodite, mas a deusa do amor não demorou a traí-lo, tornando-se amante de Ares. Numa noite em que os dois se excederam no entusiasmo e permaneceram juntos até que Hélios (o Sol) brilhasse nos céus, este os avistou e denunciou para Hefesto.
Hefesto, então, preparou uma rede invisível e a colocou no leito da esposa. Quando os amantes se deitaram a rede os prendeu e Hefestos chamou todos os deuses para testemunhar o adultério. Afrodite fugiu, envergonhada, sob a gargalhada de todos os outros que presenciaram a cena.
O deus-ferreiro teve muitos filhos, entre os quais Árdalo, um escultor lendário, e Paláimon, um dos argonautas. Sem falar em Erictônio, que nasceu do esperma derramado nas coxas de Atena.
As lendas ainda dão conta de que Hefesto colaborou no nascimento de Atena, participou da criação de Pandora, modelando em barro seu corpo, e prendeu Prometeu às rochas do Caucaso, com os cravos que fabricou.
O deus Vulcano dos vulcões foi assimilado a Hefesto.
Os deuses do Olimpo
1- Zeus
É o deus principal, governante do monte Olimpo, rei dos deuses e dos homens. Era o senhor do céu e o deus da chuva, aquele que tinha o terrível poder do relâmpago. A tempestade representava a sua fúria. Sua arma era o raio e sua ave a águia, animal em que costumava se transformar. Zeus era um tanto mulherengo e teve diversas esposas e casos com deusas, ninfas e humanas, tendo vários filhos semi-deuses, entre eles, Hércules e Perseu.
2- Hera
Mulher de Zeus e rainha do Olimpo, Hera é a deusa do matrimônio, do parto e da família. Extremamente ciumenta, é vingativa com as amantes do marido e com os filhos de Zeus que elas geram. Íris, a deusa do arco-íris, era a servente e mensageira de Hera, e o pavão, a sua ave favorita. Para os gregos, Hera e Zeus simbolizam a união homem-mulher.
3- Posêidon
O irmão mais velho de Zeus e Hades é Posêidon, o deus do oceano. Morava em seu palácio no fundo do mar, junto a sua esposa Anfitrite. Com um movimento de seu tridente, causa terremotos e tsunamis – por isso os navegantes sempre rezavam para esse deus pedindo águas tranquilas e que lhes protegessem dos “monstros marinhos” (que eram as baleias). Posêidon vive procurando aumentar seus domínios em diferentes áreas da Grécia.
4- Atena
É a deusa da sabedoria, imbatível na guerra, nem mesmo Ares lhe era páreo, pois, enquanto este só prezava a guerra violenta e sanguinária, Atena era extremamente estratégica. Filha de Zeus com a primeira mulher dele, Métis. Quando Zeus recebeu a notícia de que Métis estava grávida, ficou com medo de que seu filho o destronasse, como aconteceu com seu pai e seu avô. Carrega uma lança e um escudo chamado Égide e seu símbolo é a mais sábia das aves, a coruja.
5- Ares
O terrível deus da guerra é outro filho de Zeus e Hera. Representado como um homem forte e de caráter violento, ele tinha o prazer em apreciar a dor alheia e, no campo de batalha, pode matar um mortal apenas com seu grito de guerra! Quando estão perto dele, as pessoas sentem raiva e vontade de bater uma nas outras. Pai de vários heróis – humanos que são protegidos ou filhos de deuses -, Ares ainda se tornou um dos amantes de Afrodite.
6- Deméter
Filha de Cronos e Réia, era a deusa das plantas, da terra cultivada, das colheitas e das estações do ano. De seuromance de trágico desfecho com Iásion, Deméter teve um filho chamado Pluto, que posteriormente tornou-se a personificação da riqueza e da abundância. Iásion morreu atingido por um raio fulminante enviado pelo enciumado Zeus ao surpreender juntos os dois amantes. De sua união com sei irmão Zeus nasceu Core que, raptada por Hades, tornou-se Perséfone, a rainha dos mortos.
7- Apolo
Apolo era o deus da luz e do sol, na verdade, os gregos acreditavam que ele era o próprio sol, conduzindo a sua carruagem dourada e resplandecente no céu, para chegar, à noite, ao oceano onde os seus cavalos se banham, enquanto a noite prevalece. Por isso era chamado também de Febo (brilhante). Seus cabelos eram louros e seus olhos claros como o dia. Também era o deus da música, poesia e da arte de atirar com o arco.
8- Artêmis
Ártemis se tornou a deusa da vida selvagem e da caça. Seus cabelos eram negros e tinha olhos escuros, ao contrário de Apolo, ela era a deusa da noite enluarada. Como era uma caçadora, desprezava a companhia de homens, prometendo ser eternamente virgem. Possuia um arco e flecha como os de Apolo, só que prateados. Apesar de portar o arco, a deusa é protetora dos animais.
9- Hefesto
Também filho de Zeus e Hera, Hefesto era o arquiteto, o forjador, construtor de todas as obras do Olimpo. Foi ele que, com a ajuda dos Ciclopes, forjou o raio de seu pai Zeus e os gregos antigos acreditavam que as erupções vulcânicas eram causadas por este deus, que forjava no interior das montanhas. Hefesto nasceu tão feio que foi jogado pela mãe, Hera, – a despeito de ela ser a deusa da família – do alto do monte Olimpo.
10- Afrodite
Deusa do amor, da beleza e do sexo, Afrodite é a mais bela das deusas. Ela nasceu quando Cronos cortou os testículos de Urano e arremessou-os no mar. Da espuma que surgiu na água, ergueu-se a virgem Afrodite. Sua presença causou tumulto no Olimpo, pois os deuses começaram a brigar para conquistá-la, inclusive Zeus. Temendo que o ciúme pusesse fim à paz que reinava entre eles, Zeus a casou com Hefesto, o mais decidido e tranquilo dos deuses, e também como forma de agradecê-lo por ter forjado os raios.
11- Hermes
Filho de Zeus com a deusa Maia, Hermes era esperto e rápido e estava sempre a serviço de Zeus. Ele era o mensageiro dos deuses e também conduzia a alma dos mortos até o submundo de Hades. Protetor dos viajantes, comerciantes, dos ladrões e trapaceiros, em suma, de tudo que requer habilidade e astúcia. Representado como um homem de sandálias e capacete com asas e também portando em uma das mãos o caduceu, uma vara com duas serpentes entrelaçadas.
12- Dionísio
Dionísio, o deus do vinho, das farras e da loucura, era filho de Zeus e Sêmele, princesa tebana, filha de Cadmo e Harmonia. Sêmele, instigada por Hera, rogou a Zeus que a ela se apresentasse em todo seu esplendor. O deus a preveniu de que seria impossível a qualquer mortal resistir a tal visão. Sêmele, que se encontrava grávida na ocasião, não resistiu e caiu fulminada por raios e trovões. Zeus, com o auxílio de Hefesto, retirou-lhe o filho do ventre e o costurou à sua coxa de onde, passado o tempo de gestação, saiu Dionísio.
Hades
Hades, deus do mundo subterrâneo (ou deus do inferno) da mitologia grega (ou Plutão, na mitologia romana), filho de Cronos e Réia, irmão de Zeus, Héstia, Demeter, Hera e Poseidom. Era casado com Perséfone (Cora para os romanos), que raptou do mundo superior, para ter como sua rainha. Este mito ficou muito conhecido como o rapto de Cora . Ele a traiu duas vezes, uma quando teve um caso com a ninfa do Cócito e também quando se apaixonou por Leuce, filha do Oceano.

Hades dominava o reino dos mortos, um lugar onde só imperava a tristeza. conseguiu esse domínio através de uma luta contra os titans , que Poseidon, Zeus e ele venceram. Assim Poseidon ficou com o domínio dos mares, Zeus ficou com o céu e a Terra e Hades com o domínio das profundezas.

Além das sombras e almas encontradas em seus domínios, era também cuidadosamente vigiado pelo Cérbero que era seu cão de três cabeças e cauda de Dragão. Era conhecido como hospitaleiro, pois nos seus domínios sempre tinha lugar para mais uma alma. O deus quase nunca deixava seus domínios para se preocupar com assuntos do mundo superior, fez isso duas vezes quando foi raptar lua esposa e a outra quando foi para o Olimpo se curar de uma ferida feita por Heracles.
Era um deus quieto e seu eu nome quase nunca era pronunciado, pois tinham medo, para isso usavam outros nomes como o de Plutão. Um deus muito temido, pois no seu mundo sempre havia espaço para as almas. Seu mundo era dividido em duas partes: o Érebo onde as almas ficavam para ser julgadas para receber seus castigos ou então suas recompensas; e também a parte do Tartaro que era a mais profunda região onde os titãs ficavam aprisionados. Hades era presidente do tribunal, era ele que dava a sentença dos julgamentos.
Hades tinha o poder de restituir a vida de um homem, mas fez isso poucas vezes e muitas delas a pedidos de sua esposa. Também conhecido como o Invisível, pois com a ajuda do seu capacete que o protege de todos os olhares. Este capacete também foi usado por outros heróis como Atena e Perseu.
Porém, ao contrário do que muitas pessoas pensam, Hades não é o deus da morte e sim o da pós-morte, ele comanda as almas depois que as pessoas morrem. Apenas Ares e Cronos são responsáveis pela morte e com isso até inimigos da humanidade, o que ele não era e sim temido por sua fama.
Ares
Ares tinha como amante a deusa do amor, a Afrodite. Com ela teve dois filhos, o Deimos e o Fobos, que acompanhavam o pai nas batalhas.
Ares era Deus da guerra selvagem e das batalhas sangrentas.
Ares era guerreiro, gostava muito de guerras
batalhas e brigas, era muito violento, sanguinário, por ao contrario de muitos ele só encontrava sua paz, em suas lutas e batalhas.
Era ele quem governava a cidade de Esparta.
Em suas chegadas era anunciada com gritos que causavam panico nas pessoas.
Ou se quises olhe este video bem esplicado >.<
O mito de Perseu
Perseu era filho de Zeus com a mortal Dânae.O pai de Dânae,Acrisio foi avisado que o filho de sua filha (Perseu) iria ser o instrumento de sua morte.Então com medo disso acontecer Acrisio colocou Perseu e Dânae dentro de um baú e jogou eles no mar.
O baú foi achado por um pescador,que o conduziu a seu rei Polidectes. O rei tratou os dois muito bem. Quando Perseu se tornou homem,Polidectes fez uma festa em sua casa.Todo o reino apareceu e Perseu na frente de todos disse que iria arriscar a vida para para matar Medusa.
Medusa era uma mulher muito bonita,mas quis competir com a deusa Athena que a puniu tirando a sua bela aparência e transformando ela em uma mulher com corpo de cobra e cabeça de mulher ,mas com cobras nos cabelos.O seu olhar era tão forte que transformava todos que olhassem diretamente para ela viravam pedra.
Com a ajuda da Deusa Athena, que lhe deu um escudo e do Deus Hermes que lhe deu sapatos com asas.
Perseu entrou na gruta de Medusa e travou uma enorme batalha contra ela.Mas no final da batalha Perseu acabou ganhando cortando a cabeça dela fora.
Perseu entregou a cabeça dela ao rei Polidectes e recebeu várias moedas de ouro.
Vídeo de "Perseu vs Medusa "
(com uma ajudinha)
Perseu entregou a cabeça dela ao rei Polidectes e recebeu várias moedas de ouro.
Vídeo de "Perseu vs Medusa "
(com uma ajudinha)
Assinar:
Comentários (Atom)